Abstract:
|
Esta pesquisa pretende verificar o impacto da aplicação de ferramentas tecnológicas no ensino de empreendedorismo para estudantes matriculados no último ano escolar da educação básica em uma escola da rede pública. Foi realizado um estudo de caso, aplicado à turma do período noturno da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, localizada no município de Balneário Arroio do Silva/SC. A turma foi escolhida para estudo por participar do Projeto Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem (TEIA), pertencente ao Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Araranguá. Através da aplicação de inquéritos online, foram coletados e analisados dados relacionados à percepção e satisfação dos estudantes quanto ao uso de tecnologia em aula. As tecnologias aplicadas na escola foram: ambiente virtual de aprendizagem; dispositivos móveis; recursos do Google, tais como o aplicativo Apresentações Google e a plataforma Formulários Google. O uso destas tecnologias permitiu o desenvolvimento de um curso para acesso dos estudantes envolvidos, além de inquéritos criados através da Formulários Google e atividades realizadas por meio do aplicativo Apresentações Google. Todas as atividades que contaram com uso de tecnologia incluíram o acesso a dispositivos móveis. A pesquisa permitiu verificar que o uso de tecnologia em aula é algo bem-recebido pelos estudantes, que se sentem motivados quando realizam atividades que integram ferramentas tecnológicas ao ensino, e gostariam que estas tivessem participação maior nas salas de aula. |