Impacto da aplicação de tecnologia no ensino de empreendedorismo para estudantes concluintes da educação básica na rede pública

DSpace Repository

A- A A+

Impacto da aplicação de tecnologia no ensino de empreendedorismo para estudantes concluintes da educação básica na rede pública

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bilessimo, Simone Meister Sommer
dc.contributor.author Silva, Isabela Nardi da
dc.date.accessioned 2016-12-16T13:44:12Z
dc.date.available 2016-12-16T13:44:12Z
dc.date.issued 2016-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171632
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Araranguá. Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa pretende verificar o impacto da aplicação de ferramentas tecnológicas no ensino de empreendedorismo para estudantes matriculados no último ano escolar da educação básica em uma escola da rede pública. Foi realizado um estudo de caso, aplicado à turma do período noturno da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, localizada no município de Balneário Arroio do Silva/SC. A turma foi escolhida para estudo por participar do Projeto Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem (TEIA), pertencente ao Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Araranguá. Através da aplicação de inquéritos online, foram coletados e analisados dados relacionados à percepção e satisfação dos estudantes quanto ao uso de tecnologia em aula. As tecnologias aplicadas na escola foram: ambiente virtual de aprendizagem; dispositivos móveis; recursos do Google, tais como o aplicativo Apresentações Google e a plataforma Formulários Google. O uso destas tecnologias permitiu o desenvolvimento de um curso para acesso dos estudantes envolvidos, além de inquéritos criados através da Formulários Google e atividades realizadas por meio do aplicativo Apresentações Google. Todas as atividades que contaram com uso de tecnologia incluíram o acesso a dispositivos móveis. A pesquisa permitiu verificar que o uso de tecnologia em aula é algo bem-recebido pelos estudantes, que se sentem motivados quando realizam atividades que integram ferramentas tecnológicas ao ensino, e gostariam que estas tivessem participação maior nas salas de aula. pt_BR
dc.format.extent 99 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Empreendedorismo; Dispositivos móveis; Educação básica pt_BR
dc.title Impacto da aplicação de tecnologia no ensino de empreendedorismo para estudantes concluintes da educação básica na rede pública pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_IsabelaNS.pdf 2.155Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar