Abstract:
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O corredor de BRT na cidade de Curitiba, o primeiro a ser implantado no mundo, surgiu como solução para os problemas de mobilidade urbana. Apesar da cidade ser referência no planejamento urbano e de transportes, o seu crescimento tem causado grandes problemas na mobilidade e mudanças têm sido planejadas dado que o sistema de BRT tem se aproximado da saturação. A mudança de maior impacto está relacionada com a implementação de uma linha de metrô no local do corredor de BRT no eixo Norte-Sul da cidade. Com essa mudança, o atual corredor perderá sua função de circulação exclusiva de ônibus, sendo necessário estudos de requalificação urbana nos trechos em que será substituído pela linha de metrô. Este trabalho tem o objetivo de analisar alternativas de utilização do corredor de BRT da cidade de Curitiba sob a hipótese de transferência de usuários para o futuro sistema de metrô. Após a estimativa de uma matriz Origem-Destino entre pontos de contagens em quatro bairros da região central da cidade, foram realizadas simulações de tráfego com o software SUMO pela modelagem do sistema atual e proposta de abertura das faixas de tráfego do BRT para a circulação de automóveis em diferentes sentidos. Embora os resultados obtidos sugerirem que a abertura das vias do BRT para automóveis resultam em diferenças estatísticas em alguns cenários em relação ao tempo médio de espera, tempo médio de viagem e velocidade média, as pequenas reduções nos valores absolutos dessas medidas podem não justificar a preferência do modo individual em relação ao uso alternativo do espaço urbano. |