dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Isler, Cassiano Augusto |
|
dc.contributor.author |
Luciano, Alexandre Massaneiro |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-15T16:13:19Z |
|
dc.date.available |
2016-12-15T16:13:19Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171590 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O corredor de BRT na cidade de Curitiba, o primeiro a ser implantado no mundo, surgiu como solução para os problemas de mobilidade urbana. Apesar da cidade ser referência no planejamento urbano e de transportes, o seu crescimento tem causado grandes problemas na mobilidade e mudanças têm sido planejadas dado que o sistema de BRT tem se aproximado da saturação. A mudança de maior impacto está relacionada com a implementação de uma linha de metrô no local do corredor de BRT no eixo Norte-Sul da cidade. Com essa mudança, o atual corredor perderá sua função de circulação exclusiva de ônibus, sendo necessário estudos de requalificação urbana nos trechos em que será substituído pela linha de metrô. Este trabalho tem o objetivo de analisar alternativas de utilização do corredor de BRT da cidade de Curitiba sob a hipótese de transferência de usuários para o futuro sistema de metrô. Após a estimativa de uma matriz Origem-Destino entre pontos de contagens em quatro bairros da região central da cidade, foram realizadas simulações de tráfego com o software SUMO pela modelagem do sistema atual e proposta de abertura das faixas de tráfego do BRT para a circulação de automóveis em diferentes sentidos. Embora os resultados obtidos sugerirem que a abertura das vias do BRT para automóveis resultam em diferenças estatísticas em alguns cenários em relação ao tempo médio de espera, tempo médio de viagem e velocidade média, as pequenas reduções nos valores absolutos dessas medidas podem não justificar a preferência do modo individual em relação ao uso alternativo do espaço urbano. |
pt_BR |
dc.format.extent |
63 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
BRT |
pt_BR |
dc.subject |
Curitiba |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação de Tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
SUMO |
pt_BR |
dc.subject |
Equilíbrio do Usuário |
pt_BR |
dc.title |
Simulação de Tráfego para Análise de Alternativas de Utilização do Corredor BRT - Eixo Norte-Sul de Curitiba |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |