Abstract:
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No cenário atual, o planejamento de obras de grande porte precisa levar em consideração restrições ambientais, sociais e legislativas. Essas restrições juntamente com orçamentos limitados fazem com que um bom planejamento seja um aspecto indispensável da viabilidade de um projeto. O desenvolvimento de novas tecnologias computacionais torna o processo de planejamento de obras lineares mais ágil. Este trabalho propõe fazer a análise de sensibilidade de uma diretriz ferroviária traçada na região do Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina. O método foi baseado no procedimento proposto por Lopes (2015), incluindo a variação do peso de parâmetros ambientais, socioeconômicos e tecnológicos, utilizando o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Análise Multicritério. Foram utilizados métodos de reconhecimento de similaridades para quantificar a semelhança entre o traçado original e os novos traçados gerados a partir da variação dos pesos. A metodologia foi implementada em um script, possibilitando gerar no total 6101 variações, que podem ser consideradas como 6101 diretrizes de traçados diferentes. A partir dos dados das variações foram gerados gráficos e mapas para auxiliar a interpretação dos dados. Os dados obtidos nesse trabalho auxiliam os tomadores de decisões na melhor escolha dos pesos dos parâmetros. O tomador de decisão pode visualizar a variação da diretriz e ter uma melhor compreensão das mudanças com uma possível alteração nos pesos, fazendo com que ele possa escolher os pesos dos parâmetros de forma direcionada para a área de estudo. |