Mapeamento das publicações científicas do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Odontologia na área de concentração em Dentística

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Título: Mapeamento das publicações científicas do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Odontologia na área de concentração em Dentística
Autor: Santiago, Márcia Dietrich
Resumo: Documento em formato pdf referente à Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Biblioteconomia de Márcia Dietrich Santiago chamado "Mapeamento das Publicações Científicas do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na Área de Concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina" de 2011. Localização apenas no formato digital.Estudo descritivo quantitativo com objetivo de mapear a produção técnico-científica do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na Área de Concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio das publicações periódicas no período de 2006 a 2010. Os objetivos específicos foram: levantar os artigos publicados nos periódicos científicos pelo corpo docente que atua ou atuou nesse departamento no período estudado; caracterizar as publicações com base nas seguintes variáveis: caracterização do lócus da pesquisa; caracterização do corpus da pesquisa, quanto à formação acadêmica e às Instituições de titulação dos docentes; tipos de autoria, individual/colaboração; frequência das publicações dos docentes por ano; periódicos utilizados para a publicação; idioma do artigo da publicação; produtividade dos autores; classificação do Qualis dos periódicos; análise das citações dos docentes nas bases de dados SciELO, SCOPUS e Web of Science e o fator de impacto de cada autor. Os resultados obtidos possibilitaram identificar que os docentes do Programa de Pós-Graduação são todos graduados em Odontologia e doutores em diversas áreas, apresentando como instituição de origem de graduação com maior incidência a UFSC, 9 graduações, seguida da Universidade de São Paulo com 5. O tipo de autoria em colaboração predominou em comparação com o de autoria individual, com predominância dos artigos em idioma português. No período estudado o número de artigos publicados equivale a uma média de 16,6 por docente e a média anual do Programa de Pós Graduação equivale a 36,6. Os periódicos de publicação dos docentes, na maioria, obtiveram Qualis “B”, apenas 6 títulos obtiveram Qualis “A”. Essa constatação pode ser um dos indicadores que comprometeram a avaliação do Programa da Pós-Graduação, que obteve classificação 3 na última avaliação da CAPES. A produtividade dos autores mostrou um declínio no período analisado, tornando-se um contraponto se comparado com o avanço das publicações científicas produzidas hoje.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170895
Data: 2011


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