Abstract:
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O objetivo geral do referente Trabalho de Conclusão de Curso foi subsidiar a prática docente com as possibilidades do software Boardmaker, potencializando os processos de aprendizagem de alunos usuários da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Para tanto, se fez necessário realizar pesquisa de literatura sobre as Tecnologias Assistivas; elaborar atividades para uso com alunos do ensino regular, expandindo sua participação nas atividades acadêmicas das diferentes disciplinas do currículo; questionar os professores que fizeram uso desse recurso, analisando suas percepções; ampliar o acervo de objetos de aprendizagens (atividades) disponibilizando nas redes sociais da escola, as experiências com este programa que podem servir como referência para outras pessoas; bem como, fortalecer a cultura do respeito à diversidade e aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa com abordagem qualitativa com aplicação de questionário para coleta de dados. A temática do estudo realizado pontua o software Boardmaker como uma Tecnologia Assistiva capaz de ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino público regular. A primeira sessão trata sobre a Educação Inclusiva e o Ensino Regular. Na segunda sessão foram descritos aspectos sobre a Educação na Cultura Digital e a Tecnologia Assistiva. A terceira sessão aborda aspectos sobre o Papel do Professor. Ancorando-se na literatura de Mantoan (2007; 2014), Santarosa (2010) e Bersch (2005), conclui-se que a Comunicação Aumentativa e Alternativa potencializa significativamente os processos de aprendizagem. Algumas variantes configuram desafios a serem transpostos para construção de práticas favoráveis. |