dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Biagini, Beatriz |
|
dc.contributor.author |
França, Viviane Buzinski |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-19T17:13:51Z |
|
dc.date.available |
2016-10-19T17:13:51Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169720 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo geral do referente Trabalho de Conclusão de Curso foi subsidiar a prática docente com as possibilidades do software Boardmaker, potencializando os processos de aprendizagem de alunos usuários da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Para tanto, se fez necessário realizar pesquisa de literatura sobre as Tecnologias Assistivas; elaborar atividades para uso com alunos do ensino regular, expandindo sua participação nas atividades acadêmicas das diferentes disciplinas do currículo; questionar os professores que fizeram uso desse recurso, analisando suas percepções; ampliar o acervo de objetos de aprendizagens (atividades) disponibilizando nas redes sociais da escola, as experiências com este programa que podem servir como referência para outras pessoas; bem como, fortalecer a cultura do respeito à diversidade e aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa com abordagem qualitativa com aplicação de questionário para coleta de dados. A temática do estudo realizado pontua o software Boardmaker como uma Tecnologia Assistiva capaz de ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino público regular. A primeira sessão trata sobre a Educação Inclusiva e o Ensino Regular. Na segunda sessão foram descritos aspectos sobre a Educação na Cultura Digital e a Tecnologia Assistiva. A terceira sessão aborda aspectos sobre o Papel do Professor. Ancorando-se na literatura de Mantoan (2007; 2014), Santarosa (2010) e Bersch (2005), conclui-se que a Comunicação Aumentativa e Alternativa potencializa significativamente os processos de aprendizagem. Algumas variantes configuram desafios a serem transpostos para construção de práticas favoráveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Boardmaker |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação aumentativa e alternativa |
pt_BR |
dc.subject |
O papel do professor |
pt_BR |
dc.title |
Boardmaker: Tecnologia assistiva ampliando as possibilidades de intervenções pedagógicas com usuários da comunicação aumentativa e alternativa no ensino regular |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |