Boardmaker: Tecnologia assistiva ampliando as possibilidades de intervenções pedagógicas com usuários da comunicação aumentativa e alternativa no ensino regular

DSpace Repository

A- A A+

Boardmaker: Tecnologia assistiva ampliando as possibilidades de intervenções pedagógicas com usuários da comunicação aumentativa e alternativa no ensino regular

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Biagini, Beatriz
dc.contributor.author França, Viviane Buzinski
dc.date.accessioned 2016-10-19T17:13:51Z
dc.date.available 2016-10-19T17:13:51Z
dc.date.issued 2016-10-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169720
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral do referente Trabalho de Conclusão de Curso foi subsidiar a prática docente com as possibilidades do software Boardmaker, potencializando os processos de aprendizagem de alunos usuários da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Para tanto, se fez necessário realizar pesquisa de literatura sobre as Tecnologias Assistivas; elaborar atividades para uso com alunos do ensino regular, expandindo sua participação nas atividades acadêmicas das diferentes disciplinas do currículo; questionar os professores que fizeram uso desse recurso, analisando suas percepções; ampliar o acervo de objetos de aprendizagens (atividades) disponibilizando nas redes sociais da escola, as experiências com este programa que podem servir como referência para outras pessoas; bem como, fortalecer a cultura do respeito à diversidade e aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa com abordagem qualitativa com aplicação de questionário para coleta de dados. A temática do estudo realizado pontua o software Boardmaker como uma Tecnologia Assistiva capaz de ampliar as possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino público regular. A primeira sessão trata sobre a Educação Inclusiva e o Ensino Regular. Na segunda sessão foram descritos aspectos sobre a Educação na Cultura Digital e a Tecnologia Assistiva. A terceira sessão aborda aspectos sobre o Papel do Professor. Ancorando-se na literatura de Mantoan (2007; 2014), Santarosa (2010) e Bersch (2005), conclui-se que a Comunicação Aumentativa e Alternativa potencializa significativamente os processos de aprendizagem. Algumas variantes configuram desafios a serem transpostos para construção de práticas favoráveis. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Boardmaker pt_BR
dc.subject Comunicação aumentativa e alternativa pt_BR
dc.subject O papel do professor pt_BR
dc.title Boardmaker: Tecnologia assistiva ampliando as possibilidades de intervenções pedagógicas com usuários da comunicação aumentativa e alternativa no ensino regular pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_França.pdf 1022.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar