O exame nacional do ensino médio (ENEM): uma discussão acerca da validade das questões de língua portuguesa

DSpace Repository

A- A A+

O exame nacional do ensino médio (ENEM): uma discussão acerca da validade das questões de língua portuguesa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lucena, Maria Inêz Probst pt_BR
dc.contributor.author Miguel, Stefany Bueno pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T12:56:12Z
dc.date.available 2016-10-19T12:56:12Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 338146 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169451
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema a validade de construto nas questões de língua portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo foi analisar a prova de língua portuguesa do Enem do ano de 2014, contrapondo-a com a sua Matriz de Referência para investigar o quanto esse exame avalia o que se propõe a avaliar. As questões de pesquisa das quais partiram a investigação foram: a) Quais habilidades e competências apresentadas na Matriz de Referência foram exigidas dos estudantes na prova de língua portuguesa do ano de 2014? e b) Com base nas habilidades e competências que foram exigidas dos alunos na prova de 2014, podemos inferir que o Enem apresenta a validade de construto? Para responder a estas questões, foi realizada uma análise documental de base interpretativa de 29 questões de língua portuguesa da prova de 2014 e da Matriz de Referência do Enem da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que contempla as competências e habilidades requeridas dos estudantes. Também foi feita a análise de documentos oficiais que ancoram o Enem para observar as semelhanças e divergências entre os documentos oficiais e a Matriz de Referência com relação à concepção de linguagem - construto tomado como foco para problematizar a validade da prova. Os resultados sinalizam que a Matriz traz a reprodução de competências previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e traz a visão de linguagem enquanto prática social/interação, tal qual esse documento. Também foi evidenciado que a prova de língua portuguesa do Enem de 2014, na maioria das questões analisadas, possui o mesmo construto teórico. Um dos pontos utilizados para investigar se a prova de 2014 possui relação com o construto teórico presente nos PCNEM foi o modo como as questões estão articuladas com os aspectos relacionados aos gêneros discursivos, pois, dentro de uma concepção de linguagem enquanto interação ou prática social, entende-se que os usos da língua se dão em gêneros discursivos diversos. Para tanto, nesta pesquisa, foram tomadas como base teorizações histórico-culturais. Para discutir a validade no ensino de línguas, esta pesquisa se apoia nos estudos sobre avaliação da área de Linguística Aplicada.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study has as its theme the construct validity in the Portuguese language questions of the Nacional High School Exam (Enem). The goal was to analyze the Portuguese language test of the Enem 2014, contrasting it with its own Reference Matrix to investigate how this exam measures what it is purposed to measure. The research questions were: a) Which competencies and skills presented in Reference Matrix were required from students in the Portuguese language test of year 2014? b) Based on the skills and competencies that were required from students in the test, can we infer that the Enem presents the construct validity? To answer these questions, it was did a documental analysis of 29 questions of the test in 2014 and the Reference Matrix which includes the required competencies and skills from students. It was also did an analysis of official documents that anchor the Enem to observe the similarities and differences between official documents and the Reference Matrix regarding the conception of language - construct taken as focus to question the validity of the exam. The results indicate that the Reference Matrix reproduces the competencies laid down in the High School National Curriculum Parameters (PCNEM) and brings the vision of language as a social practice / interaction, like this document. It was also evident that the majority of the Portuguese language questions in 2014 has the same theoretical construct. One of the points used to investigate if the test 2014 has relation with the theoretical construct present in PCNEM was the way the issues are articulated with the aspects related to the speech genres. For this purpose, in this study, were taken as basis historical-cultural theories. To discuss validity in language teaching, this research is based on studies on evaluation of Applied Linguistics area. en
dc.format.extent 230 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Lingüística pt_BR
dc.subject.classification Linguística aplicada pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O exame nacional do ensino médio (ENEM): uma discussão acerca da validade das questões de língua portuguesa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
338146.pdf 3.375Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar