Title:
|
A matemátização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da ‘matematização da pedagogia’. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930. |
Description:
|
Disponível em:http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/651/pdf_148 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169140
|
Date:
|
2016 |