Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura

Mostrar registro completo

Título: Sistema tutor inteligente aplicado ao ensino de ciências: uma proposta de arquitetura
Autor: Rauber, Marcelo Fernando
Resumo: A inclusão de recursos computacionais na educação pode propiciar uma adequação do material didático ao nível de conhecimento dos estudantes e às individualidades de aprendizagem. Nessa perspectiva, os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) são excelentes candidatos, pois permitem tratar os alunos de forma individualizada e flexível. Apesar dos avanços obtidos no campo da ciência da computação, ainda são pouco conhecidos no ensino de ciências no Brasil. É apresentada uma reflexão da Teoria da Carga Cognitiva (TCC), que pode instruir muitos dos processos educacionais, e, seus efeitos são analisados minuciosamente. A multidisciplinaridade do processo de aprendizagem, apoiado em uma moderna teoria da cognição humana, a TCC, embasam esta proposta de arquitetura para um STI e de sua aplicabilidade no ensino de ciências, escolhendo como tema a Óptica Geométrica, para demonstrar sua aplicabilidade e como é promissora.<br>Abstract : The inclusion of computational resources in education can provide an adaptation of the teaching materials to the level of students' knowledge and learning individuals. From this perspective, the Intelligent Tutoring Systems (ITS) are excellent candidates as they allow treating students individually and flexibly. Despite the advances made in the field of computer science, they are still little known in science teaching in Brazil. It is presented a reflection of Cognitive Load Theory (CLT), which can instruct many of the educational process, and its effects are analyzed thoroughly. The multidisciplinary approach of the learning process, supported by a modern theory of human cognition, CLT, underlie this proposed architecture for an STI and its applicability in the teaching of science, choosing as its theme the Geometrical Optics, to demonstrate its applicability and how its promising.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168113
Data: 2016


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
341138.pdf 3.527Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar