Entre ecos e travessias: um olhar para o ato de ler no processo de educação em linguagem na esfera escolar

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Entre ecos e travessias: um olhar para o ato de ler no processo de educação em linguagem na esfera escolar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth pt_BR
dc.contributor.author Dias, Sabatha Catoia pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:40:07Z
dc.date.available 2016-09-20T04:40:07Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341612 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167969
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Gradução em Linguística, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como tema leitura, entendida como encontro de palavras, como processo de compartilhamento de sentidos em inter-relações humanas instituídas por gêneros do discurso, no âmbito da cultura e da história. O objetivo da pesquisa é compreender o espaço para processos de ensino e de aprendizagem que tomem o ato de ler pela via do encontro em se tratando do trabalho de professores de Português dos anos finais do Ensino Fundamental em escola pública situada em Florianópolis, pertencente à rede de ensino do estado de Santa Catarina, considerando o uso mais efetivo ou menos efetivo do livro didático na implementação da disciplina. Assim, o estudo é levado a termo para responder à seguinte questão geral de pesquisa, em seus desdobramentos internos: Há espaços ? nas propostas docentes fundadas mais efetivamente ou menos efetivamente no livro didático de Língua Portuguesa ? para processos de ensino e de aprendizagem que considerem o ato de ler pela via do encontro? Em os havendo, como se configuram? Em não os havendo, o que se coloca em seu lugar? Para responder a tal questão e atender ao objetivo, assumindo-se como metodologia de análise Diagrama Integrado decorrente de simpósio conceitual (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2013), discutem-se dados gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos participantes de pesquisa, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas turmas dos mencionados anos. O aporte teórico delineado para tratamento do tema ancora-se em teorizações de Vigotski (2007 [1978]), no campo da psicologia da linguagem, que focalizam a relação entre intrassubjetividade e intersubjetividade; postulados bakhtinianos (2010 [1920/24]), na área da filosofia da linguagem, acerca do ato responsável; e de estudos do letramento, na antropologia da linguagem, com base sobremodo no pensamento de Street (1984; 1988; 2003), Barton (1994), Hamilton (2000) e Heath (2001 [1982]). Em se tratando da análise dos dados, infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em uma ecologia a requerer novas ingrediências para o encontro de palavras, haja vista a prevalência de ações prototípicas voltadas para o ensino de conhecimentos gramaticais taxionômicos e normativos, conhecimentos estes que orientam o uso do livro didático em sala de aula, em uma dissociação com a inserção cronotópica dos alunos. O estudo problematiza a lógica sob a qual se consolida a presença do livro didático nas aulas de Língua Portuguesa em que a educação para a leitura temlugar, sinalizando para a importância de discussões sobre a atuação da Universidade nos processos de formação inicial e continuada de profissionais da área da Língua Portuguesa, a fim de que as ações escolares abram espaços à educação para a infuncionalidade, com vistas à uma formação humana integral, considerando a necessidade de agudização da criticidade em tempos atuais, desafio para a educação em linguagem, nesta tese sob a ênfase das complexas relações que professores e estudantes estabelecem com o livro didático, tomado como artefato de destaque na esfera escolar sob o endosso institucional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study has as theme reading understood as encontro of words as a process of sense sharing in human interrelations established by discourse genres in the field of culture and history. The objective of the research is to comprehend the space for teaching and learning processes that take the act of reading by the encontro perspective in what concerns Portuguese teachers work in the final years of Elementary Education in public school located in Florianopolis, belonging to the state network education of Santa Catarina, considering the more effective or less effective use of the textbook in the implementation of the subject. Therefore the study is executed to answer the general research question in its internal developments: Are there spaces ? in the teachers proposals based more effectively or less effectively in the textbook of Portuguese language - for teaching and learning processes that consider the act of reading by the encontro perspective? If there are, how are they configured? If there are not, what stands in its place? To answer this question and attend the goal, taking as analysis methodology Integrated Diagram resulting from conceptual symposium (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2013), data generated through interviews and conversation circles with two teachers and seven students research participants, as well as documentary research and classes observation in two classes of the mentioned years are discussed. The theoretical framework outlined to issue treatment is based in theorizing of Vigotski (2007 [1978]), in the field of the psychology of language, focusing the relationship between intrassubjectivity and intersubjectivity; Bakhtin postulates (2010 [1920/24]) in the area of language philosophy, basing the responsible act; and literacy studies, in the language anthropology, based mostly in thought of Street (1984; 1988; 2003), Barton (1994), Hamilton (2000) and Heath (2001 [1982]). In what concerns the data analysis, it is inferred that the Portuguese class, in the broad sense, and reading, in the strict sense, in an ecology that requires new ingredients for the encontro of words, given the prevalence of prototypical actions aimed to taxonomic and normative grammatical knowledge teaching, knowledge that guide the use of the textbook in the classroom, in a dissociation with students cronotopic. The study questions the logic under which is consolidated the presence of the textbook in Portuguese classes in which education for reading takes place, signaling the importance of discussions on the University role in the initial and continuing formation processes of professionals in the Portuguese language area, aiming thatthe school actions open spaces to education for infunctionalty with a view to an integral human formation, considering the need for intensification of criticality in current times, challenge for education in language, in this thesis under the emphasis of the complex relationships that teachers and students establish with the textbook, taken as prominent artifact in the school sphere under the institutional endorsement. en
dc.format.extent 561 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Lingüística pt_BR
dc.subject.classification Língua portuguesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.title Entre ecos e travessias: um olhar para o ato de ler no processo de educação em linguagem na esfera escolar pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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