Conexão FCEE (físico, cognitivo, emocional e espiritual) como um processo de autoconhecimento para o desenvolvimento de líderes

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Conexão FCEE (físico, cognitivo, emocional e espiritual) como um processo de autoconhecimento para o desenvolvimento de líderes

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Título: Conexão FCEE (físico, cognitivo, emocional e espiritual) como um processo de autoconhecimento para o desenvolvimento de líderes
Autor: Lapolli, Juliana
Resumo: Diante da rapidez nas mudanças, imprevisibilidade e competitividade do ambiente no qual as organizações estão inseridas, é necessário possuir como diferencial a gestão eficaz e eficiente das pessoas que as compõem. As ferramentas, abordagens ou métodos de desenvolvimento de líderes são numerosos e formam um conjunto de técnicas que têm evoluído ao longo do tempo. A busca pelo autoconhecimento permite ao indivíduo perceber que enxerga o mundo através de seus próprios pontos de vista, e que eles são somente seus e não verdades universais. Essa consciência permite a compreensão das diferenças entre as pessoas e a consequente diminuição do egocentrismo do líder, aumentando em muito a sua capacidade e do seu grupo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo: Criar estratégias para o processo de autoconhecimento em líderes, fundamentadas nos aspectos físico, emocional, cognitivo e espiritual, utilizando como base a Teoria Geral de Sistemas. Para os fins a que se propõe este estudo, o procedimento metodológico seguiu a linha da Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, de cunho Exploratório e Descritivo, sendo que utilizou instrumentos como questionário fechado, análise estatística, questionário aberto, análise de conteúdo e o método Delphi. A abordagem utilizada está de acordo com o pensamento sistêmico, pois leva em consideração o ambiente externo/sociedade, o mercado, a organização, os processos e as pessoas, todos esses como subsistemas interligados. Como resultado da pesquisa foram criadas estratégias CONEXÃO FCEE (físico, cognitivo, emocional e espiritual), validadas por especialistas (método Delphi). Salienta-se que todas as estratégias apontadas fazem parte de um processo muito pessoal, e que cabe a cada líder a forma de trabalhá-las. Assim, o caminho adotado para um líder não fundamentalmente deverá ser o mesmo adotado por outro, cada um iniciará em um ponto de partida, que diz respeito ao nível de autoconhecimento que se encontra e trilhará caminhos de acordo com suas necessidades, prioridades etc.<br>Abstract: Due to rapid changes, unpredictability and competitiveness of organizations' environment, they must differentiate themselves by effectively and efficiently managing the people within the organization. There are numerous tools and approaches for leading development methods and a set of techniques have evolved over time. The quest for self-awareness allows the individual to perceive the world through their own views, and recognize that they are personal and not universal truths. This awareness allows understanding the differences between people and consequently leads to a decrease of egocentrism, greatly increasing individual and group capacity. In this context, this paper aims to: Create strategies to promote self-awareness in leaders, based on the physical, emotional, cognitive and spiritual aspects, using General Systems Theory as a basis. For the purpose of this study, the methodological procedure followed the line of Quantitative Research and Qualitative Exploratory and Descriptive nature, and used instruments such as a closed questionnaire, statistical analysis, an open questionnaire, content analysis and the Delphi method. The approach corresponds with systems thinking because it takes into account the external environment / society, the market, the organization, processes and people, all of which are interconnected subsystems. From this study, the FCEE CONNECTION (physical, cognitive, emotional and spiritual) strategies were created that were validated by experts (Delphi method). Please note that all the strategies outlined are part of a very personal process, and it is up to each leader to choose how to utilize them. Thus, the path taken to become a leader should not fundamentally be the same adopted by others; each will have a different starting point with regard to the level of self-awareness that they have initially, and that develops according to their needs, priorities etc.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167877
Data: 2016


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