Fotografia para ver e pensar

DSpace Repository

A- A A+

Fotografia para ver e pensar

Show full item record

Title: Fotografia para ver e pensar
Author: Leite, Amanda Mauricio Pereira
Abstract: Qual é o lugar da Ficção na Educação? Esta questão inspira e conduz a pesquisa. Aqui, procuro explorar em três movimentos o campo educacional e a produção de visualidades que se dá pela Fotografia. I) pensar sobre as conexões existentes entre: ficção/fotografia/educação; II) pensar sobre a composição de narrativas visuais; III) propor experimentos fotográficos para pensar o lugar da Ficção na Educação. A escolha metodológica faz um exercício de deslocamento conceitual, isto é, cria um jogo de montagem ou uma relação entre conceitos, teorias e fotografias de modo a liberar a leitura de certos discursos e pensamentos para outras possibilidades de ver e pensar. Nesta escrita labiríntica, sugiro uma espécie de contágio, uma afetação, uma escrita que dança, que vê e que pensa com a fotografia. Uma escrita que se instala na fronteira e se assume como experimento artístico. Intercala exercícios fotográficos, concepções conceituais e possibilidades educativas. A forma de expressão puxa a forma dos conteúdos. Nesta zona propensa à contaminação vejo a fotografia e a ficção como potências, por isso exploro seus deslocamentos especialmente na área da Educação. Para além de um exercício artístico e pedagógico, busco um modo de pensar a imagem mais experimental, suponho um movimento nômade que se deixa contaminar, afinal: nossos olhos podem ver, mas o que e como veem?<br>Abstract : What is the place of fiction in Education? This question inspires and conducts this research. Here, I try to explore in three movements the field of Education and the production of visibility by Photography I) thinking about the connections between: fiction/photography/education; II) thinking about the composition of visual narratives; III) proposing photographic experiments to think about the place of fiction in Education. The methodological choice makes an exercise of conceptual displacement, that means, it creates a composition or a relationship between concepts, theories and photographs in order to release the reading from certain discourses and thoughts to other ways of seeing and thinking. In this labyrinthine writing, I suggest a kind of contagion, an affectation, a written which dances, sees and thinks with Photography. A written that installs itself on the border as an artistic experiment. The form of expression pulls the shape of the contents. In this zone of contamination, I see the Photography and fiction as powers, so, I explore their displacement especially in Education. Apart from an artistic and pedagogical exercise, I seek an experimental way of thinking the image, I presume a nomadic movement that let itself contaminate, after all: our eyes can see, but what and how they see?
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167738
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
339600.pdf 5.868Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar