Abstract:
|
O objetivo dessa pesquisa foi observar como um grupo de estudantes se movimenta na superação de processos mecânicos na aprendizagem do Ensino do Efeito Fotoelétrico, a partir de uma proposta ancorada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, buscando a inclusão dos recursos tecnológicos. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o efeito fotoelétrico, desde suas primeiras incidências até sua confirmação, definições e aplicações. A partir desse estudo, elaborou-se um plano de ensino dividido em três momentos de aprendizagem, buscando alternativas para o estudo do Efeito Fotoelétrico, visando à construção de uma aprendizagem significativa, através de uma proposta de ensino que esteja permeada pelo uso das tecnologias. A curiosidade dos estudantes foi aguçada em sala de aula, a realização de atividades alternativas e diversificadas envolvendo os estudantes tornou-os protagonistas do processo de aprendizagem de modo significativo, facilitando a compreensão da Física. A aprendizagem significativa explorada neste trabalho produziu um maior envolvimento no estudo da Física. A utilização dos recursos tecnológicos possibilitou aos estudantes obter conhecimentos e práticas que serão úteis na sua formação escolar e social, favorecendo seu comprometimento na construção doo conceitos físicos. Sabemos que a educação precisa ser repensada, que é necessário buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor, o interesse do estudante e, consequentemente o nível de aprendizagem. |