Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias

DSpace Repository

A- A A+

Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Simões, Bruno dos Santos
dc.contributor.author Backes, Nilce Ana Cremonini
dc.date.accessioned 2016-09-11T22:26:14Z
dc.date.available 2016-09-11T22:26:14Z
dc.date.issued 2016-09-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa pesquisa foi observar como um grupo de estudantes se movimenta na superação de processos mecânicos na aprendizagem do Ensino do Efeito Fotoelétrico, a partir de uma proposta ancorada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, buscando a inclusão dos recursos tecnológicos. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o efeito fotoelétrico, desde suas primeiras incidências até sua confirmação, definições e aplicações. A partir desse estudo, elaborou-se um plano de ensino dividido em três momentos de aprendizagem, buscando alternativas para o estudo do Efeito Fotoelétrico, visando à construção de uma aprendizagem significativa, através de uma proposta de ensino que esteja permeada pelo uso das tecnologias. A curiosidade dos estudantes foi aguçada em sala de aula, a realização de atividades alternativas e diversificadas envolvendo os estudantes tornou-os protagonistas do processo de aprendizagem de modo significativo, facilitando a compreensão da Física. A aprendizagem significativa explorada neste trabalho produziu um maior envolvimento no estudo da Física. A utilização dos recursos tecnológicos possibilitou aos estudantes obter conhecimentos e práticas que serão úteis na sua formação escolar e social, favorecendo seu comprometimento na construção doo conceitos físicos. Sabemos que a educação precisa ser repensada, que é necessário buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor, o interesse do estudante e, consequentemente o nível de aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Efeito fotoelétrico pt_BR
dc.title Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
BrunoSimões_NilceAnaCremoniniBackes.pdf 1.334Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar