Abstract:
|
Introdução : A perspectiva do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) é formar profissionais com visão ampliada para as necessidades de saúde da população , prevista na legislaçã o do SUS . Utiliza as metodologias ativas de ensino aprendizagem, novidade no meio acadêmico do Distrito Federal e para os docentes que ali ingressam , os quais, apesar de terem vivência na assistência - e alguns também na docência - entram na escola sem experiência com essa metodologia. Embora sabedores do fato, isso tem provocado insegurança e suscitado sentimentos diversos. Objetivo: Proporcionar espaço de vivência, com utilização de jogos dramáticos, para trabalhar a spectos da saúde mental dos docentes da ESCS . Método : Projeto de intervenção utilizando tecnologia de concepção , com 18 docentes da ESCS, em março 2014. Resultados : Foi utilizado o Arco de Maguerez para orientar a construção do conhecimento. Os jogos dramáticos tiveram momentos de descontração com participação ativa do grupo, com uso de textos e músicas. Nas dramatizações, se depararam com situações difíceis em ambiente protegido, ajudando no limite de suas ações e adoção de uma postura proativa para lidar com o diferente. Os compartilhamentos expressaram relaxamento, descobertas internas, entendimento do significado de grupo e oportunidade de conhecer melhor os colegas. A construção resultou em contribuição para garantia de maior segurança pessoal nas atividades de trabalho, encontrando meios adequados para executar sua tarefa. Considerações finais : A intervenção com jogos dramáticos proporcionou espaço de vivência para trabalhar aspectos de saúde mental dos docentes envolvidos, os quais legitimaram a efetividade da proposta. |