A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde

Mostrar registro completo

Título: A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde
Autor: Moura, Ana Socorro de
Resumo: Introdução : A perspectiva do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) é formar profissionais com visão ampliada para as necessidades de saúde da população , prevista na legislaçã o do SUS . Utiliza as metodologias ativas de ensino aprendizagem, novidade no meio acadêmico do Distrito Federal e para os docentes que ali ingressam , os quais, apesar de terem vivência na assistência - e alguns também na docência - entram na escola sem experiência com essa metodologia. Embora sabedores do fato, isso tem provocado insegurança e suscitado sentimentos diversos. Objetivo: Proporcionar espaço de vivência, com utilização de jogos dramáticos, para trabalhar a spectos da saúde mental dos docentes da ESCS . Método : Projeto de intervenção utilizando tecnologia de concepção , com 18 docentes da ESCS, em março 2014. Resultados : Foi utilizado o Arco de Maguerez para orientar a construção do conhecimento. Os jogos dramáticos tiveram momentos de descontração com participação ativa do grupo, com uso de textos e músicas. Nas dramatizações, se depararam com situações difíceis em ambiente protegido, ajudando no limite de suas ações e adoção de uma postura proativa para lidar com o diferente. Os compartilhamentos expressaram relaxamento, descobertas internas, entendimento do significado de grupo e oportunidade de conhecer melhor os colegas. A construção resultou em contribuição para garantia de maior segurança pessoal nas atividades de trabalho, encontrando meios adequados para executar sua tarefa. Considerações finais : A intervenção com jogos dramáticos proporcionou espaço de vivência para trabalhar aspectos de saúde mental dos docentes envolvidos, os quais legitimaram a efetividade da proposta.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167176
Data: 2016-09-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Ana Socorro de Moura - Psico - TCC.pdf 331.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar