A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde

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A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gherardi - Donato, Edilaine C. Silva
dc.contributor.author Moura, Ana Socorro de
dc.date.accessioned 2016-09-06T19:04:07Z
dc.date.available 2016-09-06T19:04:07Z
dc.date.issued 2016-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167176
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial pt_BR
dc.description.abstract Introdução : A perspectiva do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) é formar profissionais com visão ampliada para as necessidades de saúde da população , prevista na legislaçã o do SUS . Utiliza as metodologias ativas de ensino aprendizagem, novidade no meio acadêmico do Distrito Federal e para os docentes que ali ingressam , os quais, apesar de terem vivência na assistência - e alguns também na docência - entram na escola sem experiência com essa metodologia. Embora sabedores do fato, isso tem provocado insegurança e suscitado sentimentos diversos. Objetivo: Proporcionar espaço de vivência, com utilização de jogos dramáticos, para trabalhar a spectos da saúde mental dos docentes da ESCS . Método : Projeto de intervenção utilizando tecnologia de concepção , com 18 docentes da ESCS, em março 2014. Resultados : Foi utilizado o Arco de Maguerez para orientar a construção do conhecimento. Os jogos dramáticos tiveram momentos de descontração com participação ativa do grupo, com uso de textos e músicas. Nas dramatizações, se depararam com situações difíceis em ambiente protegido, ajudando no limite de suas ações e adoção de uma postura proativa para lidar com o diferente. Os compartilhamentos expressaram relaxamento, descobertas internas, entendimento do significado de grupo e oportunidade de conhecer melhor os colegas. A construção resultou em contribuição para garantia de maior segurança pessoal nas atividades de trabalho, encontrando meios adequados para executar sua tarefa. Considerações finais : A intervenção com jogos dramáticos proporcionou espaço de vivência para trabalhar aspectos de saúde mental dos docentes envolvidos, os quais legitimaram a efetividade da proposta. pt_BR
dc.format.extent 22 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject saúde mental pt_BR
dc.subject docente pt_BR
dc.subject Arco de Maguerez pt_BR
dc.subject jogos dramáticos pt_BR
dc.title A saúde mental e a docência: um recorte na Escola Superior de Ciências da Saúde pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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Ana Socorro de Moura - Psico - TCC.pdf 331.1Kb PDF Visualizar/Abrir

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