A aplicação de testes pedagógicos e psicológicos no período da Escola Nova: uma aproximação com a matematização da pedagogia

DSpace Repository

A- A A+

A aplicação de testes pedagógicos e psicológicos no período da Escola Nova: uma aproximação com a matematização da pedagogia

Show full item record

Title: A aplicação de testes pedagógicos e psicológicos no período da Escola Nova: uma aproximação com a matematização da pedagogia
Author: Bassinello, Ieda; Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo objetiva apresentar, em específico, o impactEste artigo objetiva apresentar, em específico, o impacto da obra dos Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas nos tempos da Escola Nova e a entrada em cena do processo de “matematização da pedagogia”, caracterizado pelo espírito da experimentação, pelas técnicas de mensuração, de dados quantitativos ou estatísticos, entre outros. O método, desenvolvido em 1933, por Manoel Bergström Lourenço Filho, alcançou sucessivas edições até a década de 1960. Visava principalmente uma combinação mais perfeita de classes, trazendo pontos importantes a serem questionados no ambiente escolar, como condições de saúde da criança, visão, audição e trabalho infantil. Ao final, destacamos alguns exemplos de como ocorreram transformações no ensino de matemática do curso primário, tendo como fonte principal o Relatório das Atividades desenvolvidas durante o ano de 1936, no curso primário anexo à Escola Normal de Casa Branca.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166367
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
4.pdf 769.2Kb PDF View/Open Disponível em: http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/trilhas/volume6/4.pdf

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar