Title: | Solução de projeto de pavimentação para Terminal Universitário de ônibus em Joinville-SC |
Author: | Braz, Luana Anderloni |
Abstract: |
O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a elaboração da solução do projeto de pavimentação do Terminal Universitário de ônibus, a ser implantado na região Norte de Joinville-SC. Para um bom desempenho técnico e funcional do terminal, é necessário que se faça um projeto de pavimentação adequado, que resulte no dimensionamento de uma estrutura capaz de suportar os esforços solicitantes do tráfego, tais como as cargas por eixo, manobras em trajetórias centrífugas, aceleração e frenagem, além de dispor de baixo custo de manutenção. O pavimento rígido e intertravado, quando tomados os devidos cuidados quanto ao estudo do terreno de fundação e dos materiais subjacentes especificados, são capazes de serem utilizados em áreas destinadas a carregamentos com baixa frequência de aplicação de carga, aliado a área de manobras constantes. Para tanto, o dimensionamento proposto das estruturas de pavimento compreende o uso das metodologias utilizadas no Brasil, a saber: Portland Cement Association (PCA) de 1984 para o pavimento rígido, e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para o pavimento intertravado, considerados para as zonas de plataforma e de manobras, respectivamente. Neste contexto, tem-se que os materiais constituintes da solução do pavimento foram especificados com base em estudos já desenvolvidos anteriormente, a partir de materiais provenientes de jazidas localizadas na Região Metropolitana de Joinville, atendo-se este trabalho, portanto, nos critérios de projeto propriamente dito do terminal mencionado. O estudo do tráfego, parâmetro fundamental no dimensionamento da estrutura, foi feito através de dados fornecidos pelas empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Joinville. Para a solução em pavimento rígido foi realizado o projeto de juntas, com seu respectivo detalhamento e especificação, compreendendo as disposições transversais com barras de transferência de carga, longitudinais com barras de ligação e de encontro, devido ao tráfego e às dimensões do terminal. The main objective of this study is to contribute to the development of the solution of the university bus terminal paving project, to be deployed in the northern region of Joinville-SC. For a good technical and functional performance of the terminal, it is necessary to make a proper paving project, resulting in the design of a structure able to support the requested forces of the traffic, such as axle loads, maneuvering centrifugal paths, acceleration and braking, and beside, have low maintenance costs. The rigid and interlocked pavement when taken due care as the study of the foundation ground and the underlying materials specified, have the desired characteristics for use in areas for low loads frequency, combined area of constant maneuvers. Therefore, the design proposed the pavement structures comprises the use of the methodologies used in Brazil, namely: Portland Cement Association (PCA) from 1984 for the rigid pavement, and the Brazilian Association of Portland Cement (ABCP) for the interlocked pavement considered for the platform area and maneuvers area, respectively. In this context, there is the constituent materials of the pavement solution were specified based on studies already developed earlier, with materials from deposits located in the Metropolitan Region of Joinville, this study, therefore, meets the design criteria itself of the terminal. The traffic study, key parameter in the design of the structure was obtained by data provided by the companies responsible for the public transport of Joinville. For the solution of rigid pavement was made out the project together with the respective detailing and specification, including cutting provisions with load transfer bars, longitudinal connection bars and against bars due to traffic and terminal dimensions. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165304 |
Date: | 2016-07-06 |
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TCC - Luana Anderloni Braz.pdf | 3.541Mb |
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