Abstract:
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Esta pesquisa tem por objetivos analisar as memórias de ex-alunos do Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia a respeito do ensino de Matemática Moderna na instituição, de 1966 a 1976, e produzir fontes históricas a respeito desse processo educacional. Foram analisadas quatorze entrevistas nas quais foram tratados aspectos políticos, culturais e pedagógicos daquele cotidiano escolar, destacando-se o caráter experimental e modernizador das práticas de matemática. Contudo, isso não a particularizou como moderna, institucionalmente. Antes, isso a vinculou ainda mais à marca moderna amplamente atribuída à instituição, uma vez que as outras disciplinas e práticas culturais e sociais por eles recordadas também foram reconstruídas sob essa forte marca. Ao analisar o modo como a tentativa de institucionalização de um padrão de ensino de matemática foi realizada no Colégio de Aplicação, ao lado de outras iniciativas modernizadoras da instituição, esta tese oferece uma ampliação do entendimento sobre a história da educação matemática na Bahia, que passa a ser olhada a partir de um cotidiano peculiar, tendo como base as memórias desse grupo de sujeitos muitas vezes ignorados pela historiografia tradicional. Considerando as relações entre história e memória, busca-se uma aproximação com vertentes que apontam para a importância de resgatar a história, a memória e a identidade de grupos que têm sido menos valorizados, a partir dos seus próprios discursos, atribuindo-lhes centralidade. Esta contribuição pretende associar o processo relativo a uma disciplina escolar a uma época, uma instituição e seus atores. |