Experiência e concepção do currículo de formação de professores de Matemática: um estudo a partir dos 'atos de currículo' no contexto da UESB - Jequié

DSpace Repository

A- A A+

Experiência e concepção do currículo de formação de professores de Matemática: um estudo a partir dos 'atos de currículo' no contexto da UESB - Jequié

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santana, Claudinei de Camargo
dc.contributor.author Almeida, Ana Paula Silva de
dc.date.accessioned 2016-05-11T19:23:26Z
dc.date.available 2016-05-11T19:23:26Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation ALMEIDA, Ana Paula Silva de. Experiência e concepção do currículo de formação de professores de Matemática: um estudo a partir dos 'atos de currículo' no contexto da UESB - Jequié. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - -Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA, 2013 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161644
dc.description Almeida, Ana Paula Silva de. A444 Diário no Google Docs: possibilidades de reflexão sobre a prática de estágio curricular/Ana Paula Silva de Almeida.- Jequié, UESB, 2013. 218 f: il.; 30cm. (Anexos) Dissertação (Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores )-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana. 1. Estágio supervisionado – Licenciatura em Matemática 2. Diário no Google Docs e prática pedagógica – Estágio supervisionado do curso de Licenciatura e Matemática 3. Tecnologia de Informação e Comunicação – Diário de campo no Google Docs e o estágio supervisionado do curso de Licenciatura e Matemática I. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia II. Título. CDD – 570.07 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi realizada na disciplina de Estágio Supervisionado II na turma do 7º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, tendo como participantes da pesquisa dois orientadores de estágio (o pesquisador e o professor titular da disciplina), dez estagiários e oito regentes. Trata-se de um estudo com características da pesquisa-ação, que tomou como base o ciclo da investigação-ação, de forma sistemática e fundamentada. O objetivo principal da pesquisa foi investigar se a inserção de um diário de campo, construído no Google Docs, pode proporcionar ao estagiário discussões reflexivas sobre a sua prática pedagógica durante o período de estágio, favorecendo uma maior interação com o orientador. Como instrumentos para coleta de dados, utilizamos o diário, a observação de aulas, memoriais, relatórios, gravações de aulas e de reuniões, questionários e entrevistas. A base teórica da pesquisa foi a teoria sociointeracionista de Vygotsky e estudos sobre Diários, Tecnologias da Informação e Comunicação e Estágio Supervisionado na Formação Inicial. Observamos que a inserção do diário como ambiente de discussão, reflexão e interação contribui positivamente e produtivamente para análise e intervenção na ação pedagógica do estagiário, estimulando-o a uma participação mais ativa, criativa e a intensificar o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Licenciatura em matemática pt_BR
dc.subject Diário no google docs pt_BR
dc.subject Tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.title Experiência e concepção do currículo de formação de professores de Matemática: um estudo a partir dos 'atos de currículo' no contexto da UESB - Jequié pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
ANA PAULA ALMEIDA.pdf 2.727Mb PDF View/Open DISSERTAÇÃO_ALMEIDA

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar