Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX

DSpace Repository

A- A A+

Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX

Show full item record

Title: Que desenho ensinar? Análise de discursos das revistas pedagógicas de São Paulo no início do século XX
Author: Frizzarini, Claudia Regina Boen; Trindade, Deoclecia de Andrade; Leme da Silva, Maria Célia
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos proferidos em revistas pedagógicas paulistas no início do século XX em diálogo com debates internacionais sobre o ensino de desenho para o curso primário, na intenção de criticar o ensino do desenho geométrico e promover o desenho ao natural. Com finalidades próprias que buscam desenvolver educar os olhos e a mão, promover a prática de medidas e favorecer um ensino profissional, o desenho ao natural, conjuntamente ao método intuitivo de ensino, modifica a cultura escolar com seu ensino analítico e artístico, desvinculado da cópia e da precisão. Tudo indica que a organização da classe artística é determinante na introdução do desenho ao natural na escola primária brasileira, em sintonia com o debate internacional.
Description: Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.005
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160953
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
3068-12150-1-PB.pdf 338.9Kb PDF View/Open Artigo Boletim GEPEM (online)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar