dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-24T23:33:42Z |
|
dc.date.available |
2016-04-24T23:33:42Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, D. A. . O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de Aritmética : o Repositório Institucional de Fontes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 3-20, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160928 |
|
dc.description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/9/2 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto tem o propósito de caracterizar alguns aspectos da Instrução Pública no nível primário no estado de Santa Catarina no início do século XX ampliando a compreensão da organização escolar vigente, particularmente dos aspectos relacionados ao ensino da aritmética. Para isso são utilizadas as fontes do repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina para a pesquisa na área da História da Educação Matemática (HEM). Procura-se compreender como se deu o ensino de Aritmética no início do século XX em Santa Catarina. Segundo Julia (2001), os estudos históricos para o entendimento daquilo que é chamado de cultura escolar, podem ser feitos tomando-se três vias: a primeira seria interessar-se pelas normas e finalidades que regem a escola; a segunda, avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; e a terceira, interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. Elegendo-se a primeira indicação de Julia, este artigo remete-se aos estudos dos textos normativos relacionados ao passado escolar: legislação, regulamentos, regimentos internos das escolas, relatórios dos inspetores, programas escolares, etc. O diálogo destas fontes com outros estudos já publicados da história da educação apontam considerações acerca do ensino da aritmética em consonância com o chamado ensino intuitivo fortemente influenciado pelo modelo da organização escolar paulista. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação |
pt_BR |
dc.subject |
Repositório de fontes |
pt_BR |
dc.title |
O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |