O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes

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O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes

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dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2016-04-24T23:33:42Z
dc.date.available 2016-04-24T23:33:42Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation COSTA, D. A. . O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de Aritmética : o Repositório Institucional de Fontes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 3-20, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160928
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/9/2 pt_BR
dc.description.abstract Este texto tem o propósito de caracterizar alguns aspectos da Instrução Pública no nível primário no estado de Santa Catarina no início do século XX ampliando a compreensão da organização escolar vigente, particularmente dos aspectos relacionados ao ensino da aritmética. Para isso são utilizadas as fontes do repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina para a pesquisa na área da História da Educação Matemática (HEM). Procura-se compreender como se deu o ensino de Aritmética no início do século XX em Santa Catarina. Segundo Julia (2001), os estudos históricos para o entendimento daquilo que é chamado de cultura escolar, podem ser feitos tomando-se três vias: a primeira seria interessar-se pelas normas e finalidades que regem a escola; a segunda, avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; e a terceira, interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. Elegendo-se a primeira indicação de Julia, este artigo remete-se aos estudos dos textos normativos relacionados ao passado escolar: legislação, regulamentos, regimentos internos das escolas, relatórios dos inspetores, programas escolares, etc. O diálogo destas fontes com outros estudos já publicados da história da educação apontam considerações acerca do ensino da aritmética em consonância com o chamado ensino intuitivo fortemente influenciado pelo modelo da organização escolar paulista. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação Matemática em Revista pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Ensino intuitivo pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.subject Repositório de fontes pt_BR
dc.title O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes pt_BR
dc.type Article pt_BR


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O cenário da in ... nstitucional de fontes.pdf 248.1Kb PDF View/Open Artigo revista Caminhos da Educação Matemática em Revista

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