O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes

Repositorio Dspace

A- A A+

O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes

Mostrar el registro completo del ítem

Título: O cenário da instrução pública de Santa Catarina no início do século XX e o ensino de aritmética: o repositório institucional de fontes
Autor: Costa, David Antonio da
Resumen: Este texto tem o propósito de caracterizar alguns aspectos da Instrução Pública no nível primário no estado de Santa Catarina no início do século XX ampliando a compreensão da organização escolar vigente, particularmente dos aspectos relacionados ao ensino da aritmética. Para isso são utilizadas as fontes do repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina para a pesquisa na área da História da Educação Matemática (HEM). Procura-se compreender como se deu o ensino de Aritmética no início do século XX em Santa Catarina. Segundo Julia (2001), os estudos históricos para o entendimento daquilo que é chamado de cultura escolar, podem ser feitos tomando-se três vias: a primeira seria interessar-se pelas normas e finalidades que regem a escola; a segunda, avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; e a terceira, interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. Elegendo-se a primeira indicação de Julia, este artigo remete-se aos estudos dos textos normativos relacionados ao passado escolar: legislação, regulamentos, regimentos internos das escolas, relatórios dos inspetores, programas escolares, etc. O diálogo destas fontes com outros estudos já publicados da história da educação apontam considerações acerca do ensino da aritmética em consonância com o chamado ensino intuitivo fortemente influenciado pelo modelo da organização escolar paulista.
Descripción: Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/9/2
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160928
Fecha: 2014


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
O cenário da in ... nstitucional de fontes.pdf 248.1Kb PDF Ver/ Artigo revista Caminhos da Educação Matemática em Revista

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar