A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática

DSpace Repository

A- A A+

A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática

Show full item record

Title: A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática
Author: Pinto, Neuza Bertoni; Berticelli, Danilene Donin
Abstract: Este artigo pretende trazer contribuições para a prática pedagógica, partindo de um estudo sobre as características de práticas pedagógicas consideradas bemsucedidas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente na disciplina de matemática. O objetivo é reunir algumas reflexões desenvolvidas a partir das constatações do estudo e confrontar com estímulos vindos de fontes distintas, como as pesquisas recentes e as indicações da legislação vigente. A pesquisa ocorreu com cinco professores de três instituições e analisou as práticas bem-sucedidas, levando-se em conta as seguintes dimensões: concepções docentes sobre a matemática e seu ensino, recursos didáticos, atividades de aprendizagem, relação entre professor e aluno, práticas de motivação de alunos e práticas avaliativas. Fazse uma discussão sobre o efeito que a motivação promovida pelo professor nas aulas de matemática produz no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina.
Description: Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/ojs/index.php/Eduonline/article/view/53/pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160832
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
53-520-1-PB.pdf 449.7Kb PDF View/Open Artigo Revista Educação On-line

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar