A Geometria na formação de normalistas em tempos de Escola Nova: apropriações mineiras na década de 1930

DSpace Repository

A- A A+

A Geometria na formação de normalistas em tempos de Escola Nova: apropriações mineiras na década de 1930

Show full item record

Title: A Geometria na formação de normalistas em tempos de Escola Nova: apropriações mineiras na década de 1930
Author: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Abstract: O artigo apresenta uma análise da presença da geometria na formação de normalistas no estado de Minas Gerais na década de 1930, no âmbito do movimento da escola nova. Foram examinados documentos da legislação mineira sobre a formação de professores primários no período, quando sob a influência dos ideais escolanovistas, são implantadas reformas, acompanhadas da criação da Escola de Aperfeiçoamento e da Revista do Ensino na década de 1920. A legislação que regulamenta a Escola de Aperfeiçoamento e volumes da Revista do Ensino também constituíram fontes para o presente estudo. Por meio da análise da Revista do Ensino pode-se perceber que uma das apropriações para o ensino ativo de geometria é a utilização de jogos como metodologia. No âmbito do estudo da forma, a construção de um jardim foi uma das atividades propostas para a exploração do conceito de área de polígonos e círculos.
Description: Disponível em http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/fe680b09b197423d65b99fda9706b9c1.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160827
Date: 2014-12


Files in this item

Files Size Format View Description
fe680b09b197423d65b99fda9706b9c1.pdf 366.0Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar