Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática.

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática.

Show full item record

Title: Um estudo histórico sobre o uso dos livros didáticos de matemática.
Author: Pinto, Neuza Bertoni
Abstract: O livro didático tem um importante papel na constituição de uma cultura escolar. Longe de ser uma produção neutra, no gesto de ordenar um programa de ensino organiza em seu discurso um conjunto de regras e proposições, considerado o mais adequado para o ensino e aprendizagem de uma disciplina escolar. Enquanto elemento expressivo de uma cultura escolar, não tem um sentido estático e universal. Ao propor um modelo ordenado de interpretação, está sujeito a múltiplas formas de leitura, reformulações, deslocamentos e distorções, dada a recepção inventiva de seus usuários. É no embate entre a proposição do autor e a apropriação feita pelo leitor que se constroem seus múltiplos sentidos. A sala de aula é o celeiro privilegiado dessas complexas relações. Um estudo histórico-cultural do uso do livro didático remete, necessariamente, às práticas escolares que num dado momento e realidade deram-lhe novos sentidos. O objetivo do presente estudo é analisar como o livro didático Matemática–Curso Moderno, de autoria de Osvaldo Sangiorgi foi utilizado nas aulas de Matemática de uma turma de 1ª. série ginasial, do interior do estado do Paraná, no ano de 1964, momento em que o Movimento da Matemática Moderna chegava às escolas do interior do estado, via livro didático. A apropriação da proposta do autor é analisada a partir de um contexto educacional marcado por significativas mudanças, dentre outras, a ampliação da oferta de cursos ginasiais, a democratização da educação, propiciada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB/61) e a proposta de modernização da matemática escolar. O estudo mostra o sentido dado pelo usuário ao novo objeto cultural colocado em circulação, no momento em que a escola secundária, a matemática do curso ginasial e o livro didático passavam por radicais transformações.
Description: Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/3847/3263
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160506
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View Description
3847-13663-1-SM.pdf 218.1Kb PDF View/Open Artigo Revista HISTEDBR

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar