Impactos do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodologicas da história comparada

DSpace Repository

A- A A+

Impactos do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodologicas da história comparada

Show full item record

Title: Impactos do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodologicas da história comparada
Author: Pinto, Neuza Bertoni; Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
Abstract: O artigo objetiva discutir articulações teórico-metodológicas do estudo histórico comparativo que buscou compreender impactos do Movimento da Matemática Moderna na cultura escolar de duas escolas técnicas industriais, uma brasileira e outra portuguesa (décadas de 1960 e 1970). As análises destacam que os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha dos mediadores de comparação, aproximaram o estudo às novas tendências em pesquisas histórico-comparativas, evidenciando problemáticas da disciplina para além do intranacional, sinalizando novos horizontes investigativos no campo da educação matemática. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de países distintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente.
Description: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37945/28973
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160492
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
37945-125825-1-SM.pdf 334.3Kb PDF View/Open Artigo Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar