dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T19:39:40Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T19:39:40Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propos- tas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/ complexo para a díade fácil/difícil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
história da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
curso primário de aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
pedagogia científica |
pt_BR |
dc.subject |
Lourenço Filho |
pt_BR |
dc.title |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |