A matemática escolar: epistemologia e história

DSpace Repository

A- A A+

A matemática escolar: epistemologia e história

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-07T19:14:34Z
dc.date.available 2016-04-07T19:14:34Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues . A matemática escolar: epistemologia e história. Educação em Questão, Natal, RN, v. 23, n.9, p. 16-30, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160417
dc.description Disponível em: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v23n09.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares,” a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.” pt_BR
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Revista Educação em Questão pt_BR
dc.subject Matemática Escolar pt_BR
dc.subject História das Disciplinas pt_BR
dc.subject Didática das Disciplinas pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.title A matemática escolar: epistemologia e história pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Texto_Valente.pdf 299.0Kb PDF View/Open Texto_Valente

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar