dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T19:14:34Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T19:14:34Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . A matemática escolar: epistemologia e história. Educação em Questão, Natal, RN, v. 23, n.9, p. 16-30, 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160417 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v23n09.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares,” a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.” |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Educação em Questão |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
História das Disciplinas |
pt_BR |
dc.subject |
Didática das Disciplinas |
pt_BR |
dc.subject |
|
pt_BR |
dc.subject |
|
pt_BR |
dc.title |
A matemática escolar: epistemologia e história |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |