Title:
|
Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
|
Abstract:
|
O texto analisa o dispositivo pedagógico “Tabuada” no ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Para tanto, detém-se nas primeiras décadas do século XX, época em que novas tabuadas surgem no cotidiano escolar para fazer frente à tradição pedagógica da memorização do que ficou conhecido como Tábua de Pitágoras. O trabalho usa referencial vindo de estudos da História Cultural para dar resposta à questão norteadora da pesquisa, expressa como: que trajetórias tiveram as novas tabuadas nas escolas brasileiras, fazendo frente à cultura estabelecida de cantar de cor a tabuada nos primeiros passos do ensino e aprendizagem da Aritmética? Como resposta, o estudo mostra a permanência da cultura da memorização e a emergência de novos paradigmas para o ensino da tabuada com o abandono do ensino conjunto das quatro operações fundamentais da Aritmética. |
Description:
|
Disponível em: http://sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/view/157/109 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160388
|
Date:
|
2015 |