Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição.

DSpace Repository

A- A A+

Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição.

Show full item record

Title: Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição.
Author: Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
Abstract: O texto analisa o dispositivo pedagógico “Tabuada” no ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Para tanto, detém-se nas primeiras décadas do século XX, época em que novas tabuadas surgem no cotidiano escolar para fazer frente à tradição pedagógica da memorização do que ficou conhecido como Tábua de Pitágoras. O trabalho usa referencial vindo de estudos da História Cultural para dar resposta à questão norteadora da pesquisa, expressa como: que trajetórias tiveram as novas tabuadas nas escolas brasileiras, fazendo frente à cultura estabelecida de cantar de cor a tabuada nos primeiros passos do ensino e aprendizagem da Aritmética? Como resposta, o estudo mostra a permanência da cultura da memorização e a emergência de novos paradigmas para o ensino da tabuada com o abandono do ensino conjunto das quatro operações fundamentais da Aritmética.
Description: Disponível em: http://sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/view/157/109
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160388
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
157-549-1-PB.pdf 808.2Kb PDF View/Open Artigo SBEM-RS

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar