dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:05:56Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:05:56Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . De Lysimaco da Costa a Euclides Roxo: a contrução de um ideário para organizar os ensinos de matemática numa única disciplina escolar. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, p. 75-86, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160366 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.8,%20no15,%20abril%20(2008)/6%20-%20Valente%20-%20final.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal deste texto é analisar historicamente o processo de elaboração de um ideário que justificou a criação da disciplina escolar Matemática no Brasil. Entre os personagens principais desse momento da história da educação matemática figuram os educadores Lysimaco da Costa e Euclides Roxo. O trabalho inscreve-se no campo de pesquisa conhecido por história das disciplinas escolares. Como fontes principais foram utilizados os documentos relativos ao 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária, ocorrido em 1922; o Arquivo Escolar do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; e o Arquivo Pessoal Euclides Roxo, em São Paulo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Brasileira de História da Matemática |
|
dc.subject |
história das disciplinas escolares |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática escolar |
pt_BR |
dc.title |
De Lysimaco da Costa a Euclides Roxo: a construção de um ideário para organizar os ensinos de matemática numa única disciplina escolar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |