Orientações para a aplicação do conhecimento organizacional no contexto de iniciativas de inovação no modelo de negócio

DSpace Repository

A- A A+

Orientações para a aplicação do conhecimento organizacional no contexto de iniciativas de inovação no modelo de negócio

Show full item record

Title: Orientações para a aplicação do conhecimento organizacional no contexto de iniciativas de inovação no modelo de negócio
Author: Trierveiler, Heron Jader
Abstract: As discussões acadêmicas publicadas recentemente nos campos da gestão estratégica, da inovação, do empreendedorismo e da teoria econômica incorporaram o conceito de modelo de negócio. Ainda que não tenham chegado a um entendimento comum quanto à sua definição, grande parte dos trabalhos relaciona modelos de negócios à lógica fundamental de uma empresa para criação e captura de valor. Não só a academia, mas também o universo empresarial têm levantado discussões sobre modelo de negócio e esta realidade já foi comprovada por pesquisas recentes que indicaram que 30% dos esforços que as empresas consultadas dispenderão em inovação nos próximos anos serão direcionados à inovação no modelo de negócio. Ainda que pareça evidente a estreita relação entre conhecimento organizacional e inovação no modelo de negócio, poucos autores estabelecerem e trataram explicitamente desta relação. Ao trabalhar na intersecção entre as duas disciplinas, esta pesquisa, de cunho teórico, tem como resultado a proposição de um conjunto de orientações para a aplicação do conhecimento organizacional no contexto de iniciativas de inovação no modelo de negócio das organizações. Por meio de uma revisão integrativa da literatura que combinou temas como conhecimento organizacional, modelo de negócio e disciplinas adjacentes a ambos, identificou-se um conjunto de quatro fatores relacionados ao conhecimento organizacional que, quando considerados, potencializam as chances de sucesso das iniciativas de inovação no modelo de negócio. Este trabalho detalha, ainda, os aspectos teóricos e práticos de cada um dos fatores e organiza-os na forma de orientações que podem ser incorporadas por aqueles que estão envolvidos em iniciativas de inovação no modelo de negócio. Por fim, apresenta a sumarização dos resultados em um esquema que pode ser tomado como referência para pesquisas futuras ou por gestores que desejam se beneficiar pelas oportunidades proporcionadas pela inovação no modelo de negócio.<br>Abstract : The recently published academic discussions in the fields of strategic management, innovation, entrepreneurship and economic theory incorporated the concept of business model. Although a consensus about its definition had not been achieved, most works relates business model to the fundamental logic of a company to create and capture value. Not only theorists, but also practitioners have been discussing about business model and this reality was proven recently by a research that concluded that 30% of the efforts that companies consulted will dispend in innovation in the coming years will be directed to business model innovation. Although it seems clear the close relationship between organizational knowledge and business model innovation, few authors establish and explicitly deal with this relationship. Working at the intersection between both disciplines, this theoretical research had as its main result the proposal of a set of guidelines for the appropriation of organizational knowledge in the context of business model innovation initiatives. Through an integrative literature review that combined topics as organizational knowledge, business model and adjacent disciplines, it was identified a set of four factors related to organizational knowledge that, when considered, increase the probability of success of business model innovation initiatives. This work presents also the theoretical and practical aspects of each factor and organizes them as guidelines that can be considered by those involved in business model innovation. Finally, it presents a summary of the results in a scheme that can influence future topics of research or managers that wish to take advantage of the opportunities offered by business model innovation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159042
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
337372.pdf 1.713Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar