Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem

DSpace Repository

A- A A+

Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Reibnitz, Kenya Schmidt pt_BR
dc.contributor.author Mocelin, Jaqueline pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:09:53Z
dc.date.available 2016-02-09T03:09:53Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337073 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158839
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivos, conhecer os fatores que influenciam a avaliação no processo de ensino-aprendizagem do estágio curricular supervisionado de um curso de graduação em Enfermagem na Região Sul do Brasil e, construir coletivamente com os docentes, estratégias pedagógicas para que o processo avaliativo no ECS estimule a formação do profissional crítico-reflexivo. Os participantes foram cinco enfermeiros com experiência de pelo menos um semestre como supervisores do estágio curricular de um curso de graduação em enfermagem. Todo o caminho percorrido para a construção deste estudo respeitou as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) e para a obtenção das informações, foi empregada a Oficina Pedagógica alicerçada na Metodologia da Problematização que revelou as fragilidades e os esforços dos professores participantes em seguir um caminho mediador em avaliação, a necessidade da formação docente ou capacitação pedagógica em avaliação e sugestão de estratégias para a implementação do processo avaliativo mediador na formação do profissional crítico-reflexivo. Acreditamos que esse estudo possa contribuir para a reflexão sobre a necessidade do preparo pedagógico para que a avaliação seja reconhecida como parte do processo de ensino-aprendizagem, despertando assim, a compreensão da necessidade de instrumentalização dos docentes para a aplicação do processo avaliativo de forma assertiva.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study is aimed at knowing the factors that influence the evaluation in the teaching and learning of supervised clinical practice in a nursing degree in the South of Brazil and, collectively build with teachers, teaching strategies for the evaluation process in the SCP in order to stimulate the formation of a critical-reflective practitioner. The participants were five nurses with experience of at least one semester as supervisors of the clinical practice in the nursing school. All the path for the construction of this study respected the stages of the Convergent Care Research (ICA) and for the obtaining of the information was used a Pedagogical Workshop based on the problematization methodology. The results revealed the weaknesses and the efforts of teachers participants to follow a mediator way in assessing the need for teacher training or educational training and suggested strategies for the implementation of the evaluation process mediator in the development of critical-reflective practitioner. We strongly believe that this study can contribute to further reflections on the need for the educational preparation for the assessment to be recognized as part of the teaching and learning process, thus awakening, understanding the need for the instrumentalization of teachers to implement the evaluative process assertively. en
dc.format.extent 183 p.| tabs., il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Estágios supervisionados pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Reflexão de professores sobre a avaliação mediadora no estágio curricular supervisionado em enfermagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337073.pdf 4.309Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar