Abstract:
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Avaliação das condições de espera de usuários em abrigos de ônibus a partir da observação de seu posicionamento e dos fatores fisicos - denominados ?atributos? - prioritários para seu conforto de forma a aferir a qualidade dos abrigos. Desenvolveu-se um método - Método da Grade de Atributos - apoiado em modelo configuracional, capaz de representar no objeto, simultaneamente, atributos e o comportamento dos usuários (aspectos biomecânicos dos usuários, aspectos bioclimáticos dos abrigos e aspectos relativos ao posicionamento/deslocamento dos usuários e às relações interpessoais). O método foi aplicado em três diferentes tipos de abrigos de Florianópolis. Foram também aplicadas técnicas de aferição de preferência através de opiniões dos usuários (Preferência Declarada e Preferência Revelada). Dados representados no ambiente gráfico do método foram transportados para um ambiente alfa-numérico, possibilitando aferições estatísticas que indicam uma possível hierarquia entre os atributos: apoio (bancos, pilares), visibilidade (identificação do ônibus), sombra (cobertura), conforto térmico do apoio, e exposição ao sol. A associação de um modelo configuracional à descrição do comportamento do usuário possibilitou quantificar e priorizar os atributos do objeto, e controlar, dentro de um mesmo ambiente, as diferentes combinações entre atributos e suas influências recíprocas. Desta forma, pôde-se aferir a qualidade dos abrigos observados. O confronto entre os resultados estatísticos do Método da Grade de Atributos e os resultados da aplicação das Técnicas de Preferência Revelada e Declarada, permitiu concluir pela validade e confiabilidade do método. |