dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ely, Vera Helena Moro Bins |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-01-08T21:24:26Z |
|
dc.date.available |
2016-01-08T21:24:26Z |
|
dc.date.issued |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
108111 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158106 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Avaliação das condições de espera de usuários em abrigos de ônibus a partir da observação de seu posicionamento e dos fatores fisicos - denominados ?atributos? - prioritários para seu conforto de forma a aferir a qualidade dos abrigos. Desenvolveu-se um método - Método da Grade de Atributos - apoiado em modelo configuracional, capaz de representar no objeto, simultaneamente, atributos e o comportamento dos usuários (aspectos biomecânicos dos usuários, aspectos bioclimáticos dos abrigos e aspectos relativos ao posicionamento/deslocamento dos usuários e às relações interpessoais). O método foi aplicado em três diferentes tipos de abrigos de Florianópolis. Foram também aplicadas técnicas de aferição de preferência através de opiniões dos usuários (Preferência Declarada e Preferência Revelada). Dados representados no ambiente gráfico do método foram transportados para um ambiente alfa-numérico, possibilitando aferições estatísticas que indicam uma possível hierarquia entre os atributos: apoio (bancos, pilares), visibilidade (identificação do ônibus), sombra (cobertura), conforto térmico do apoio, e exposição ao sol. A associação de um modelo configuracional à descrição do comportamento do usuário possibilitou quantificar e priorizar os atributos do objeto, e controlar, dentro de um mesmo ambiente, as diferentes combinações entre atributos e suas influências recíprocas. Desta forma, pôde-se aferir a qualidade dos abrigos observados. O confronto entre os resultados estatísticos do Método da Grade de Atributos e os resultados da aplicação das Técnicas de Preferência Revelada e Declarada, permitiu concluir pela validade e confiabilidade do método. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xvi, 207f.| il., grafs., tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Onibus |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linha |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conforto humano |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Necessidades basicas |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de fatores determinantes no posicionamento de usuarios em abrigos de onibus a partir do metodo da grade de atributos |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Turkienicz, Benamy |
pt_BR |