Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia

DSpace Repository

A- A A+

Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia

Show full item record

Title: Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia
Author: Slongo, Ione Ines Pinsson
Abstract: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pertinência e a importância de utilizar uma abordagem histórico-epistemológica no processo de formação do professor de Biologia. Pautando-se numa concepção educacional progressista, que contempla a dialogicidade e a problematização do conhecimento, não dicotomizando processo e produto durante o ensino-aprendizagem dos temas científicos, o presente estudo, ao utilizar a dimensão histórico-epistemológica no ensino do tema reprodução, sistematiza uma maneira possível de promover esta articulação. Dados bibliográficos forneceram subsídios para refletir a importância desta iniciativa no contexto da formação inicial do professor de Biologia, como também, para desenvolver um estudo sobre o desenvolvimento histórico do tema ?reprodução?, explicitando as rupturas ocorridas no processo de obtenção deste conhecimento, caracterizando, assim, a produção científica como um processo não-contínuo, não-linear e não-cumulativo. Tanto os aspectos educacionais, quanto histórico-epistemológicos analisados fundamentaram uma prática pedagógica que desenvolvi com licenciados do curso de Biologia, da Universidade do Contestado - UnC, Campus de Concórdia-SC, no primeiro semestre de 1995, procurando evidenciar, inclusive em termos da prática docente em sala de aula, a possibilidade de, ao utilizar a abordagem histórica, promover um ensino dialógico e transformador.ABSTRACT The main goal of this work is to reflect on the pertinence and the importance of the historical-epistemological approach usage in the Biology teacher formation process. Based on a progressist educational conception, which regards to the dialogically and the problematic of knowledge, preventing the dichotomy between the process and the output during the teaching-learning process of the scientific topics, the present study, using the historical-epistemological dimension in the reproduction topic teaching, systematize a possible way of promoting this articulation. Bibliographic data give us resources to reflect on the importance of this iniciative in the context of the Biology teacher initial formation, as well as, to develop studies on the historical development of the "reproduction" topic, clearing up the ruptures which happened in the knowledge acquisition process, thus it characterizes the scientific production as a non-continuous, non-linear and non-cumulative process. As the educational aspects, as the historical-epistemological aspects analysed, they based an educational practice which I developed with the Biology graduates at Contestado University - UnC, Concórdia Campus - SC, in the first semester of 1995, trying to make evident, also in classroom teaching practice terms, the possibility of promoting a dialogical and transforming teaching by using the historical approach.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, 1996
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158012
Date: 1996


Files in this item

Files Size Format View Description
PEED0134-D.pdf 50.25Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar