Frequency of strategy use and achievement in foreign language learning

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Frequency of strategy use and achievement in foreign language learning

Mostrar registro completo

Título: Frequency of strategy use and achievement in foreign language learning
Autor: Wollstein, Iara Jane
Resumo: O papel desempenhado pelas estratégias na aprendizagem de língua estrangeira tem sido alvo de bastante pesquisas nos últimos vinte anos, mas com resultados conflitantes. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se existe relação entre a freqüência de uso de estratégias e o desempenho de aprendizes de uma língua estrangeira. Dois instrumentos foram utilizados na coleta de dados: um questionário e uma entrevista, ambos aplicados a vinte e quatro alunas do terceiro semestre do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universiade Regional de Blumenau. Apesar de não ter sido encontrada correlação entre as variáveis freqüência de uso de estratégias de aprendizagem e aproveitamento, a análise qualitativa indica que ; (1) todos os sujeitos usam estratégias de aprendizagem; (2) pode-se inferir que o número e a freqüência de estratégias usadas tiveram alguma relação com o desempenho desses sujeitos em língua inglesa; (3) estratégias metacognitivas não são usadas exclusivamente pelos alunos bem sucedidos; (4) a sofisticação das estratégias usadas pode ter sido uma determinante mais importante do bom aproveitamento do que a variedade e freqüência de uso de estratégias de aprendizagem.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157968
Data: 1995


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
103823.pdf 3.620Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar