Abstract:
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A abordagem DEA (Data Envelopment Analysis) foi originalmente desenvolvida por Charnes, Cooper e Rhodes (1978), objetivando medir a eficiência relativa de unidades de decisão que desempenham tarefas de transformar múltiplos inputs em múltiplos outputs. O modelo original CCR, junto com o modelo BCC e o modelo multiplicativo formam o núcleo das estruturas analíticas que constituem a DEA. Cada um desses modelos classifica a unidade de produção observada como eficiente ou ineficiente e usa um conjunto referência, fixado por objetivos de comparações. A característica que distingue cada modelo é o conjunto referência envolvido. As unidades de produção são então medidas contra o consumo e o nível de produção encontrados no conjunto referência. Neste trabalho, utiliza-se DEA para avaliar a eficiência relativa e a performance gerencial de escolas da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS. Considerando-se somente aqueles fatores-escola, ou seja, fatores de controle gerencial, foram aplicados os modelos CCR e BCC. Adicionalmente, com os fatores sócio-econômicos e a taxa de eficiência obtida pelo DEA, procedeu-se uma análise de regressão. Os resultados mostram que, considerando-se somente os fatores-escola, o nível de output indica consideráveis ineficiências para algumas unidades escolares. Porém, incluindo-se os fatores sócio-econômicos na análise, através de um ajustamento feito por meio de regressão linear, observa-se que unidades ineficientes poderiam ser consideradas eficientes, o que indica que os fatores gerenciais não seriam responsáveis pela ineficiência mas sim os fatores sócio-econômicos. |