Medindo a eficiencia relativa de escolas municipais da cidade do Rio Grande-RS usando a abordagem DEA (data envelopment analysis)

DSpace Repository

A- A A+

Medindo a eficiencia relativa de escolas municipais da cidade do Rio Grande-RS usando a abordagem DEA (data envelopment analysis)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fries, Carlos Ernani pt_BR
dc.contributor.author Moita, Marcia Helena Veleda pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T19:45:13Z
dc.date.available 2016-01-08T19:45:13Z
dc.date.issued 1995 pt_BR
dc.identifier.other 100753 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157938
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico pt_BR
dc.description.abstract A abordagem DEA (Data Envelopment Analysis) foi originalmente desenvolvida por Charnes, Cooper e Rhodes (1978), objetivando medir a eficiência relativa de unidades de decisão que desempenham tarefas de transformar múltiplos inputs em múltiplos outputs. O modelo original CCR, junto com o modelo BCC e o modelo multiplicativo formam o núcleo das estruturas analíticas que constituem a DEA. Cada um desses modelos classifica a unidade de produção observada como eficiente ou ineficiente e usa um conjunto referência, fixado por objetivos de comparações. A característica que distingue cada modelo é o conjunto referência envolvido. As unidades de produção são então medidas contra o consumo e o nível de produção encontrados no conjunto referência. Neste trabalho, utiliza-se DEA para avaliar a eficiência relativa e a performance gerencial de escolas da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS. Considerando-se somente aqueles fatores-escola, ou seja, fatores de controle gerencial, foram aplicados os modelos CCR e BCC. Adicionalmente, com os fatores sócio-econômicos e a taxa de eficiência obtida pelo DEA, procedeu-se uma análise de regressão. Os resultados mostram que, considerando-se somente os fatores-escola, o nível de output indica consideráveis ineficiências para algumas unidades escolares. Porém, incluindo-se os fatores sócio-econômicos na análise, através de um ajustamento feito por meio de regressão linear, observa-se que unidades ineficientes poderiam ser consideradas eficientes, o que indica que os fatores gerenciais não seriam responsáveis pela ineficiência mas sim os fatores sócio-econômicos. pt_BR
dc.format.extent x, 75f.| il., tabs.+anexo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de escolas municipais pt_BR
dc.subject.classification Rio Grande (RS) pt_BR
dc.subject.classification Eficiência organizacional pt_BR
dc.subject.classification Programação (Matemática) pt_BR
dc.title Medindo a eficiencia relativa de escolas municipais da cidade do Rio Grande-RS usando a abordagem DEA (data envelopment analysis) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar