Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva

Mostrar registro completo

Título: Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
Autor: Ulbricht, Vânia Ribas
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do módulo de Avaliação do Estudante, voltado ao ensino da Geometria Descritiva, no sistema de Ensino Inteligente Auxiliado por Computador (EIAC), proposto por Mielke (1991). O sistema EIAC está alicerçado em conceitos de inteligência artificial, ergonomia cognitiva e de interfaces, numa arquitetura de hipertexto. A apresentação na forma de hipertexto é muito apropriada para o ensino, e em particular para a Geometria Descritiva, uma vez que textos e figuras podem ser associados, sendo possível animá-los. Apesar deste estudo ser ainda a nível teórico, foi feita uma pesquisa de campo, com os alunos que ingressam nos cursos de Engenharia da UFSC, a fim de estabelecer os conhecimentos iniciais dos estudantes, em Geometria Descritiva, dentro de uma perspectiva de conceber o módulo de avaliação do estudante. A partir destes dados que denominamos de Conteúdos Iniciais da Geometria Descritiva, trabalhou-se na concepção do projeto do módulo em questão.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758
Data: 1992


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
87963.pdf 2.266Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar