Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Ulbricht, Vânia Ribas pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T17:44:59Z
dc.date.available 2016-01-08T17:44:59Z
dc.date.issued 1992 pt_BR
dc.identifier.other 87963 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do módulo de Avaliação do Estudante, voltado ao ensino da Geometria Descritiva, no sistema de Ensino Inteligente Auxiliado por Computador (EIAC), proposto por Mielke (1991). O sistema EIAC está alicerçado em conceitos de inteligência artificial, ergonomia cognitiva e de interfaces, numa arquitetura de hipertexto. A apresentação na forma de hipertexto é muito apropriada para o ensino, e em particular para a Geometria Descritiva, uma vez que textos e figuras podem ser associados, sendo possível animá-los. Apesar deste estudo ser ainda a nível teórico, foi feita uma pesquisa de campo, com os alunos que ingressam nos cursos de Engenharia da UFSC, a fim de estabelecer os conhecimentos iniciais dos estudantes, em Geometria Descritiva, dentro de uma perspectiva de conceber o módulo de avaliação do estudante. A partir destes dados que denominamos de Conteúdos Iniciais da Geometria Descritiva, trabalhou-se na concepção do projeto do módulo em questão. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Ensino por módulos (Matemática) pt_BR
dc.subject.classification Geometria descritiva pt_BR
dc.title Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
87963.pdf 2.266Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar