Avaliação dos acadêmicos ouvintes e professores surdos na UFSC na disciplina de Libras como L2: os cincos tipos de prova

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação dos acadêmicos ouvintes e professores surdos na UFSC na disciplina de Libras como L2: os cincos tipos de prova

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Stumpf, Marianne Rossi pt_BR
dc.contributor.author Carvalho, Vilmar Fernando pt_BR
dc.date.accessioned 2015-12-22T03:05:03Z
dc.date.available 2015-12-22T03:05:03Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337879 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157300
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por objetivo identificar os tipos de avaliações usados na disciplina de Libras L2, considerando a perspectiva dos professores surdos e dos acadêmicos ouvintes. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com nove questões que foi aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC para dois grupos de pessoas. O primeiro grupo composto por cinco professores surdos da disciplina de Libras. O segundo grupo, composto por 104 acadêmicos ouvintes, os dois grupo estão distribuídos em sete cursos que tem o estudo de Libras como segunda língua. Os cursos onde foi aplicado o questionário são: Fonoaudiologia, vespertino e noturno, Pedagogia, Geografia e Biblioteconomia, em que a disciplina de Libras é obrigatória; em uma sala formada por acadêmicos que optaram pela Libras como segunda língua; e em um curso de Extensão de Libras. De acordo com as respostas obtidas chegou-se a conclusão que os acadêmicos ouvintes identificam a Libras como uma língua quase que exclusivamente prática, sendo somente necessário o uso dos sinais, sem fundamentações teóricas e estudo da linguística, por isso melhores avaliações práticas. O professor surdo da disciplina de Libras reconhece a importância do estudo teórico e linguístico da Libras em conjunto com as habilidades práticas, e por isso o melhor as metodologias avaliativas que utilizam menos a Língua Portuguesa. Os acadêmicos são mais imediatistas, o melhor é aprender a praticar antes da teoria e ter mais aulas práticas do que teóricas, porém, a maioria dos professores prefere mais aulas teóricas, deixando pouco tempo para a prática. <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research aims to identify the types of evaluations used in the discipline of Pounds L2, considering the perspective of deaf teachers and academics listeners. Thus, it was used as data collection instrument a questionnaire with nine questions that was applied to the Federal University of Santa Catarina  UFSC to two groups of people. The first group consists of five deaf teachers Pounds discipline. The second group, consisting of 104 academic audience, the two groups are distributed in seven courses that has the study of pounds as a second language. The courses where the questionnaire was applied are: speech therapy, afternoon and evening, Education, Geography and Library, where the discipline of pounds is required; in a room made up of academics who have chosen pounds as a second language; and a course in Pounds Extension. According to the responses obtained it came to the conclusion that academics listeners identify the pounds as a language almost exclusively practice, being only necessary to use the signs without theoretical foundations and study of linguistics, so best practice assessments. Deaf teacher Pounds discipline recognizes the importance of theoretical and linguistic study Pounds together with practical skills, so the best evaluative methodologies that use less Portuguese Language. Academics are more immediacy, it is best to learn to practice before the theory and practical classes have more than theoretical, but most teachers prefer more theoretical, leaving little time for practice. en
dc.format.extent 162 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Linguística pt_BR
dc.subject.classification Língua brasileira de sinais pt_BR
dc.subject.classification Lingua de sinais pt_BR
dc.subject.classification Língua brasileira de sinais pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Professores surdos pt_BR
dc.subject.classification Exames pt_BR
dc.title Avaliação dos acadêmicos ouvintes e professores surdos na UFSC na disciplina de Libras como L2: os cincos tipos de prova pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337879.pdf 7.435Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar