Title: | Análise de alternativas para travessia do rio Itajaí-açu a jusante da ponte localizada no quilômetro 111 da BR-101 |
Author: | Mira, Vitor Leonardo Gaya de |
Abstract: |
Esta monografia tem o objetivo de analisar as propostas existentes de obra de arte de engenharia para travessia do rio Itajaí-açu a jusante da ponte localizada no km 111 da BR-101, identificando interações com o plano básico de zona de proteção de aeródromo do Aeroporto Ministro Victor Konder e com a perspectiva de crescimento do complexo portuário do Itajaí, caso estas obras propostas entre 2002 e 2010 fossem implementadas. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, para posterior análise de compatibilidade dos projetos referentes as propostas existentes de obras de arte para travessia do rio com o cenário montado tendo como base as informações levantadas na pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, apresenta-se um panorama geral da região da foz do rio Itajaí-açu; uma análise do ferry boat utilizado para a travessia, traçando uma estimativa de origem-destino em Navegantes; uma pesquisa bibliográfica de tipos de obra de arte de engenharia que provavelmente devem ser considerados para solucionar o problema apresentado. Quanto aos resultados da presente monografia, verificou-se que as duas propostas de pontes analisadas se estendem acima da superfície de proteção de aeródromo (superfície horizontal interna), além disso, apresentariam interações negativas com perspectivas de desenvolvimento do complexo portuário. Quanto a proposta existente de túnel, se identificou que se o projeto referente a esta proposta fosse implementado, impossibilitaria a dragagem dos canais de acesso ao complexo portuário até a profundidade correspondente ao projeto existente de melhoria dos acessos marítimos ao complexo portuário. Na investigação realizada com as propostas, se propôs o estudo de viabilidade de um túnel ligando os bairros Barra do Rio (Itajaí) e São Domingos (Navegantes), provavelmente na região que está sob as superfícies de proteção de aeródromo chamadas de superfície de aproximação e superfície de transição. This undergraduate thesis aims to analyse existing proposals of engineering structures (bridges and tunnel) to cross Itajaí-açu River downstream of the bridge located in kilometre 111 of BR-101. It identifies interactions that these engineering structures would have with the airfield imaginary surface of Airport Ministro Victor Konder and with the ports of Itajaí-açu River, if one of these proposals, which were proposed between 2002 and 2010, was built in the current scenario. The methodology according to which this analysis was made consists of bibliographic research and research in documents, followed by an analysis of compatibility of the scenario created based on the information gathered in the bibliography research with the projects related to the existing proposals of engineering structures to cross Itajaí-açu River. Furthermore, it was provided a general overview of the region of the mouth of Itajaí-açu River; an analysis of the ferry boat that is currently used to cross the river; an Origin-Destination Survey for the municipality of Navegantes, which was undertaken in the ferry boat; a bibliographic research into types of engineering structures (bridges and tunnels) that probably should be considered to resolve the issue. Regarding the findings of this undergraduate thesis, it was found that the towers relative to the two proposed bridges that were analysed reach above the airfield imaginary surface (inner horizontal surface). In addition, the bridges would interact in a negative fashion with perspectives of development of the ports. Concerning the existing proposal of tunnel, it was found that the tunnel was designed such that the tunnel would preclude the possibility of dredging the maritime access to the ports to the depth set in a current project that aims to improve the maritime access to the ports. Moreover, it was suggested to consider, in a future feasibility study, the possibility of a tunnel connecting the suburbs called Barra do Rio (Itajaí) and São Domingos (Navegantes), probably in the region that is below the airfield imaginary surfaces named approach surface and transitional surface. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157262 |
Date: | 2015-12-21 |
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TCC.pdf | 2.390Mb |
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