Abstract:
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A presença de solos moles no subsolo da área de implantação da duplicação do aterro da BR-282, no encontro do viaduto Kobrasol, inferiu ao presente projeto geotécnico o estudo de parâmetros de compressibilidade, resistência não drenada e caracterização física do solo. Tais averiguações deram-se através da prospecção do solo de fundação por ensaios de campo (SPT, CPTu, Vane Test e dissipação) e de laboratório (densidade relativa dos grãos, limites de Atterberg, granulometria com sedimentação, resistência a compressão simples e adensamento convencional). A geometria do aterro e o caráter compressível do solo de fundação implicaram o dimensionamento de geodrenos para aceleração das deformações verticais, assim como a inclusão de geogrelhas no corpo do aterro para aumentar a estabilidade do conjunto aterro-solo de fundação. Neste sentido, foi necessário calcular o coeficiente de adensamento horizontal e vertical. Foi também realizada a análise de estabilidade do aterro para a seção mais crítica (altura do aterro com sobrecarga). Nesta seção, o fator de segurança é de 1,34 ao fim da construção do aterro assumido em um mês. |