CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?

Mostrar registro completo

Título: CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?
Autor: MEDEIROS, DANIELE DA ROCHA
Resumo: Objetivo. Investigar a existência de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM) em crianças institucionalizadas, avaliar a qualidade do ambiente institucional e verificar a existência de correlação entre estas variáveis. Metódos. Estudo analítico observacional transversal envolvendo crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas em Casas Lares do sul de Santa Catarina. O desenvolvimento foi avaliado por meio do “Teste de Triagem Denver II” e a qualidade do ambiente institucional utilizando a escala “Infant Toddler Environment Rating Scale Revised (ITERS-R)”. Para análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 15.0. Para as variáveis sócio-demográficas foram realizadas análises descritivas e ANOVA. Aplicouse “Kruskal Wallis” para análise das variáveis do ambiente institucional com correção de Bonferroni. Para verificar associação das variáveis sócio-demográficas e subáreas do desenvolvimento foi usado o Test-t, teste de Mann-Whitney e Qui-Quadrado. Considerou-se significativo p<0,05. Resultados. 53,3 % das crianças apresentavam alteração em alguma área do desenvolvimento. O maior comprometimento ocorreu na linguagem (40%), seguido de pessoal social (26,6%) e motor grosso (13,3%). A linguagem apresentou diferença significativa (p=0,003) em relação ao tempo de institucionalização e possuir irmãos (p=0,018). O domínio pessoal-social apresentou resultados significativos ao ser comparado com possuir irmãos (p=0,018) e idade das crianças (p= 0,040). As variáveis do ambiente institucional foram significativas em todos os itens da ITERS-R (p=0,01), exceto para estrutura do programa (p=1,000). Conclusão. Verificou-se uma elevada prevalência de ADNPM em crianças institucionalizadas. O alcance de um pleno desenvolvimento ocorrerá quanto maior o tempo de institucionalização, menor a idade da criança, se esta possuir irmãos dentro da instituição e se estiver residindo em um ambiente de qualidade.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156900
Data: 2015-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Trabalho de con ... o II- Daniele Medeiros.pdf 938.7Kb PDF Visualizar/Abrir TCCIIDanieleRMedeiros

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar