CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?

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CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ?

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moreira, Rafaela Silva
dc.contributor.author MEDEIROS, DANIELE DA ROCHA
dc.date.accessioned 2015-12-08T11:31:48Z
dc.date.available 2015-12-08T11:31:48Z
dc.date.issued 2015-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156900
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo. Investigar a existência de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM) em crianças institucionalizadas, avaliar a qualidade do ambiente institucional e verificar a existência de correlação entre estas variáveis. Metódos. Estudo analítico observacional transversal envolvendo crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas em Casas Lares do sul de Santa Catarina. O desenvolvimento foi avaliado por meio do “Teste de Triagem Denver II” e a qualidade do ambiente institucional utilizando a escala “Infant Toddler Environment Rating Scale Revised (ITERS-R)”. Para análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 15.0. Para as variáveis sócio-demográficas foram realizadas análises descritivas e ANOVA. Aplicouse “Kruskal Wallis” para análise das variáveis do ambiente institucional com correção de Bonferroni. Para verificar associação das variáveis sócio-demográficas e subáreas do desenvolvimento foi usado o Test-t, teste de Mann-Whitney e Qui-Quadrado. Considerou-se significativo p<0,05. Resultados. 53,3 % das crianças apresentavam alteração em alguma área do desenvolvimento. O maior comprometimento ocorreu na linguagem (40%), seguido de pessoal social (26,6%) e motor grosso (13,3%). A linguagem apresentou diferença significativa (p=0,003) em relação ao tempo de institucionalização e possuir irmãos (p=0,018). O domínio pessoal-social apresentou resultados significativos ao ser comparado com possuir irmãos (p=0,018) e idade das crianças (p= 0,040). As variáveis do ambiente institucional foram significativas em todos os itens da ITERS-R (p=0,01), exceto para estrutura do programa (p=1,000). Conclusão. Verificou-se uma elevada prevalência de ADNPM em crianças institucionalizadas. O alcance de um pleno desenvolvimento ocorrerá quanto maior o tempo de institucionalização, menor a idade da criança, se esta possuir irmãos dentro da instituição e se estiver residindo em um ambiente de qualidade. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Avaliação de desempenho pt_BR
dc.subject Ambiente pt_BR
dc.subject Institucionalização pt_BR
dc.title CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS APRESENTAM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR ? pt_BR
dc.type Article pt_BR


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Trabalho de con ... o II- Daniele Medeiros.pdf 938.7Kb PDF View/Open TCCIIDanieleRMedeiros

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