COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Mostrar registro completo

Título: COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor: RAMOS, MAGDA CAMARGO LANGE; MARXREITER, VIVIAN LELY FASOLO; CRUZ, AQUILES GILBERTO DOS SANTOS DA; BESEN, MACIEL; BOIANI, ESTELA DA SILVA; ALVES, THIAGO LUIZ DA ROCHA
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral identificar a influência das TIC’s - Tecnologias da Informação e Comunicação, no processo ensino/aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior, e apresentar as competências requeridas dos Docentes, considerando a velocidade do processamento da informação. A gestão por competência compreende que ensinar também é aprender, ou seja, é ir além de transmitir um só conhecimento, fruto de uma interpretação solidificada, onde o Docente é aquele que tudo sabe, enquanto o aluno é como uma tábua rasa, vazio de saberes, histórias e marcas. As novas tecnologias da informação e da comunicação transformam a maneiras de comunicar, trabalhar, decidir, pensar, inovar. Portanto, a educação no Ensino Superior deve utilizar-se das novas tecnologias para auxiliar no desenvolvimento do pensar crítico, bem como, na tomada de decisão sobre o que já está definido e qual a habilidade aplicada para facilitar o trabalho ou as relações sociais. No que tange as principais tecnologias utilizadas pelos Docentes nas IES, destacam-se a Intranet, Editores de textos, Ferramentas multimídias e softwares Educativos. Metodologicamente, quanto aos fins, a presente pesquisa classifica-se como estudo descritivo e aplicado. Quanto aos meios de investigação, pode ser classificada como pesquisa bibliográfica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136230
Data: 2015-12-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
103_00148.pdf 353.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar