COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Mostrar registro simples

dc.contributor.author RAMOS, MAGDA CAMARGO LANGE
dc.contributor.author MARXREITER, VIVIAN LELY FASOLO
dc.contributor.author CRUZ, AQUILES GILBERTO DOS SANTOS DA
dc.contributor.author BESEN, MACIEL
dc.contributor.author BOIANI, ESTELA DA SILVA
dc.contributor.author ALVES, THIAGO LUIZ DA ROCHA
dc.date.accessioned 2015-11-05T12:07:23Z
dc.date.available 2015-11-05T12:07:23Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136230
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo geral identificar a influência das TIC’s - Tecnologias da Informação e Comunicação, no processo ensino/aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior, e apresentar as competências requeridas dos Docentes, considerando a velocidade do processamento da informação. A gestão por competência compreende que ensinar também é aprender, ou seja, é ir além de transmitir um só conhecimento, fruto de uma interpretação solidificada, onde o Docente é aquele que tudo sabe, enquanto o aluno é como uma tábua rasa, vazio de saberes, histórias e marcas. As novas tecnologias da informação e da comunicação transformam a maneiras de comunicar, trabalhar, decidir, pensar, inovar. Portanto, a educação no Ensino Superior deve utilizar-se das novas tecnologias para auxiliar no desenvolvimento do pensar crítico, bem como, na tomada de decisão sobre o que já está definido e qual a habilidade aplicada para facilitar o trabalho ou as relações sociais. No que tange as principais tecnologias utilizadas pelos Docentes nas IES, destacam-se a Intranet, Editores de textos, Ferramentas multimídias e softwares Educativos. Metodologicamente, quanto aos fins, a presente pesquisa classifica-se como estudo descritivo e aplicado. Quanto aos meios de investigação, pode ser classificada como pesquisa bibliográfica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
103_00148.pdf 353.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar